Trajetória Profissional

Trajetória escolar e profissional 



1969 - Início da vida escolar, aos 5 anos, na Pré Escola Coraçãozinho de Ouro, no bairro do Capanema
(hoje Jardim Botânico), em Curitiba. Aprende a ler e escrever com a mãe em casa e se recusa a assistir às aulas do prezinho. Em novembro assiste a um mês de aulas no Colégio Martinus (mantido pela Comunidade Luterana) e faz as provas finais que, na época, valiam como passaporte para o 2º ano. Mesmo com o pulso direito imobilizado, devido a uma queda na escola que lhe rendeu também dois pontos na testa, faz todas as provas com a mão esquerda, obtendo média final 95 e pula para o 2º ano.

1970 - 2º ano primário no Colégio Martinus - inicia uma década de aprendizado e formação cristã, sempre com senso crítico muito apurado e atitudes maduras para sua idade. No mês de abril, ao completar 7 anos, ao invés de voltar para casa com as demais crianças no ônibus escolar do seu Frederico, como de costume, manda sua mala pelo motorista pedindo a ele que avise sua mãe que, a partir daquele dia, estava iniciando suas aulas de alemão no colégio.
 
1972 - Decide trocar a Igreja Presbiteriana Independente de Curitiba, onde foi batizada, pela Primeira Igreja Batista de Curitiba - PIB que serviu de base para sua formação cristã. Durante a infância e adolescência cria uma grande, saudável e animada rede de amigos, que até hoje se reúnem para compartilhar ideias e desfrutar dos verdadeiros valores da vida. Na foto a seguir, cantando no Coral de Juniores da PIB, ainda no templo antigo.





1976 - Termina a 8ª série. Preside a da União de Adolescentes da PIB - 1a. Igreja Batista de Curitiba. Continua a cantar no Coral de Adolescentes e a participar ativamente das atividades sociais, culturais, acampamentos, retiros e intercâmbios promovidos pela PIB e pela Igreja Luterana, mantenedora do Colégio Martinus. 

1977 a 1979 - Cursa o 2º grau no Colégio Martinus com formação técnica em Desenho de Arquitetura. Aprende a tocar violão. Pensa em estudar medicina. Em agosto de 79 inicia o Semi-Extensivo no Colégio Positivo visando sua preparação para o vestibular. Estuda muito e recebe da família a promessa de ganhar um carro se passar em medicina na Federal. Consegue a nota para passar, mas havia trocado o curso para comunicação. Para amenizar o choque da família, inscreve-se e passa no vestibular do curso de Direito da Universidade Católica (hoje PUC-PR). 



1980 - Aos 16 anos, inicia duas faculdades: Comunicação Social, na UFPR (1º lugar no vestibular do Curso de Publicidade & Propagada - o mais concorrido daquele ano) e Direito na PUC (3º lugar no vestibular). Ganha o carro (um fusca amarelo), mas não tem idade para dirigi-lo.

1981 - Continua cursando os dois cursos nas universidades e intensifica seus estudos de inglês no Centro Cultural Brasil Estados Unidos (Inter). 


1982 - 1ª aluna do curso de comunicação a conseguir vaga para o Projeto Rondon no Campus avançado da UFPR, em Imperatriz, no Maranhão, abrindo caminho para outros estudantes da área. Conclui o curso completo de inglês no Inter. Começa a frequentar cursos sobre produção de comerciais, desenho de propaganda e fotografia, além de eventos da área publicitária. 

Inicia a fase de estágios. Através da MPM Propaganda é uma das escolhidas para fazer a divulgação do Prêmio Fiat para Universitários durante 6 meses. A convite de um de seus professores na UFPR,  participa de trabalhos de criação e mídia na Agência de Propaganda Studio Três. Em seguida é escolhida pela RS Comunicação, empresa comandada pelo publicitário Roberto de Souza, onde atua por vários meses, sob a supervisão do professor Gilberto Paulin da UFPR, como representante comercial de revistas e emissoras de rádio de todo o Brasil junto a anunciantes do Paraná. Nesta ocasião inicia a rede de contatos com pessoas do mercado publicitário e define seu caminho como profissional.


1983Com apenas 20 anos de idade conclui o Curso de Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, da UFPR Universidade Federal do Paraná. Faz o juramento da turma e nesta mesma noite de festa recebe o convite para fazer parte da equipe da Geminni Publicidade. Inicia seu trabalho como redatora estagiária da agência, 3 dias após a formatura. Três meses depois é contratada como Redatora do Departamento de Criação da Agência.



1984 - Conclui o Curso de Direito, da Universidade Católica do Paraná, aos 21 anos. Três meses depois já tem o registro na OAB-PR, mas opta por trabalhar na propaganda. 


1984 - Única redatora mulher da "Agência do Ano"
Um ano depois de seu ingresso na área de criação, a Geminni é eleita "Agência do Ano" no Paraná. Priscila era a única redatora mulher da agência.

Da esquerda para a direita: Priscila Gonzalez (redação), João José Werzbitzki (planejamento e atendimento), Margaret Born (direção de arte), Teresa (secretaria), André Segall (redação e produção eletrônica), Marilia Guaske (direção de arte), Dulcidio Caldeira Jr (direção geral e atendimento), Eliziane (secretaria), Eliete (administração), Nilo (arte-finalista), Laércio (mídia), Noili Ritter (mídia) e Sérgio Walczak (produção gráfica). 



1985 - Primeiro Grande Prêmio recebido na Propaganda, na área de criação: Prêmio Profissionais do Ano, Região Sul realizado pela Rede Globo de Televisão para campanha criada em parceria com André Segall e João José Werzbitzki para o anunciante Nutrimental. Começa a se tornar conhecida no meio publicitário e a receber prêmios importantes na área gráfica e eletrônica.


1986 - Após 2 anos na redação, com peças veiculadas em jornais, revistas, rádio, TV, out doors e pontos de venda, Priscila aceita o convite para integrar a equipe de atendimento da Agência Geminni, como assistente de atendimento da maior conta da agência: a Cooperativa Central de Laticínios do Paraná - Batavo.

1987 - Atendendo aos 10 principais produtos da conta, acompanha a transição da Batavo de anunciante local para anunciante nacional, passando a trabalhar com foco em pesquisa, produções mais sofisticadas e promoções com distribuição de prêmios. 

1988 - Passa a receber pedidos de vários anunciantes para desenvolver trabalhos. Demite-se da Geminni para montar sua própria empresa. Antes, porém, durante 3 meses integra a equipe da JJ Comunicação, a convite do amigo João José Werzbitzki, cobrindo sua ausência em virtude de uma viagem internacional. Atende seus clientes e os devolve sãos e salvos ao amigo viajante. 

Ao completar 25 anos de idade inicia seu próprio negócio: a Agência de Propaganda Promarte, em sociedade com uma ex colega de trabalho. 

1ª campanha produzida por sua própria agência. Produto WIMI - Prêmio nas Tampinhas
600.000 garrafinhas colocadas no mercado de Curitiba em 3 meses 

1989 - Aos 27 anos casa-se com Onesio Tenfen e uma semana depois todo o seu dinheiro e todo o dinheiro da agência são confiscados pelo Plano Collor.

Para dar andamento aos seus planos, estabelece permutas com várias empresas da área da construção civil para garantir a ampliação do espaço físico da empresa, sem dinheiro. Conquista e mantém um grande número de contas para a agência, atuando na redação, produção eletrônica, planejamento e atendimento a pequenos e grandes clientes da área industrial, comercial, serviços, 3º setor e da administração pública.

1991 - Começa a carreira como docente na PUC e no Centro Europeu. Inicia uma pós graduação, mas o volume de trabalho e de viagens não permite que continue. Adia os dois projetos para não perder a qualidade de trabalho na agência. Intensifica sua atuação em campanhas promocionais, com parceria entre clientes, veículos e a agência. 

1992 a 1995 - A agência cresce e conquista contas de grande visibilidade. Os slogans criados por Priscila: "O Condor está de mãos dadas com você", para os Supermercados Condor e "Essa toma Coscarque", para o Emagracedor Coscarque, tornam-se bordões na propaganda do Paraná.

"Essa toma Coscarque" estendeu a venda do produto para todo o Brasil

O maior cliente da agência - 10 anos de parceria



A experiência com Batavo e Supermercados trouxe muitas cooperativas para a agência

Foram desenvolvidas peças de comunicação para as maiores madeireiras do Brasil

Campanhas internas e externas para cursinhos e colégios de vários estados

Lançamentos na área imobiliária 

Campanha Premiada Nacionalmente para Cosméticos Racco

1994 - São Paulo - SP, em evento de premiação do mercado publicitário

1994Bento Gonçalves - RS, em stand do cliente Berneck, durante Feira de Móveis

1994/1995 - Participa de inúmeras palestras, entrevistas e discussões sobre propaganda

1995 - Aos 6 meses de gestação, Priscila inaugura a nova sede da agência

A partir de 1995 a agência contrata mais profissionais e entra, definitivamente, na era da informatização, investindo grandes somas na compra de equipamentos e treinamento de pessoal para entrar no mercado de design de embalagens. 



1996 - Tem seu primeiro filho. Volta ao trabalho 3 semanas depois para acompanhar dois lançamentos nacionais da agência. Continua com o mesmo ritmo de trabalho.

1997 - O mercado começa a dar sinais de recessão e agências concorrentes passam a assediar seus clientes com propostas financeiras impossíveis de acompanhar. Abre mão de alguns clientes. 

1998 - Sofre um grande golpe financeiro e pessoal do principal cliente da agência e é forçada a encerrar bruscamente sua trajetória.Trabalha durante dois amargos anos somente para saldar as dívidas com funcionários, fornecedores e instituições financeiras, em meio a uma infindável, injusta e corrompida batalha judicial. Entra no III Milênio sem dinheiro, sem apoio da sócia e milhões em dívidas da empresa.
   
2000 - Apesar de todo abalo psicológico e profissional, decide retornar à Universidade. Cursa Pós Graduação em Marketing na UFPR e Metodologia do Ensino Superior na FESP. Esperando pelo segundo bebê (desta vez uma menina), posa como modelo gestante para a capa e encarte do CD Bebê do Futuro produzido pelo músico Fernando Oliveira e para a Campanha de Lançamento da nova sede da Pré-Escola Pimpão.



2001 - Nasce sua filha e, após muitos desentendimentos com sua sócia, a união se desfaz, ficando com a herança de todas as dívidas fiscais e processuais da empresa, que passa a enfrentar sozinha, apenas com o apoio da família. Ingressa na carreira universitária. Por indicação de amigos, inicia o trabalho como docente na Universidade do Vale do Itajaí - Univali, na cidade de Itajaí, SC.
2002 - Na Universidade, além das aulas, assume a apresentação do Programa de Rádio "Conexão Publicidade" e a coordenação dos trabalhos de conclusão de curso (TCC). Frequenta cursos de computação gráfica, fotografia e atualização em comunicação promovidos pela própria universidade e instituições parceiras.

2003 - Inicia o Mestrado em Educação. Participa de seminários e cursos da área. Inicia pesquisa na área de educação a distância. Dá início a realização de trabalhos voluntários como publicitária free lancer para instituições do Terceiro Setor. 

2004 - Passa a ministrar aulas na Faculdade Eseei de Curitiba. Termina a etapa de Qualificação de seu Mestrado. Redige e lança um blog para auxiliar no aprendizado da publicidade a distância, validando-o através de atividades com seus próprios alunos.  

2005 - Ministra aulas em Curso de Pós Graduação em Publicidade & Propaganda na Faculdade Estácio de Florianópolis. Desliga-se da Univali e da Essei. Assume a docência nos Cursos de Graduação em Publicidade & Propaganda e de Marketing no Centro Universitário Positivo (Unicenp), pouco antes de sua transformação em Universidade Positivo. 


2006 - É convidada pelo Deputado Federal André Zacharow (PMDB-PR) a coordenar as ações de relacionamento com seus eleitores para sua campanha política. Participa de reuniões presenciais de apoio ao candidato e cria todo o material de comunicação da Rede de Amigos, com o mote: "Eu e mais nove votamos no Zacharow". 

2007 - Terminada a campanha, é contratada pela Sociedade Evangélica Beneficente para dar início ao Departamento de Comunicação do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, onde passa a planejar, criar e coordenar a produção e veiculação de campanhas internas (endomarketing) e externas (captação de recursos).




2008 - Integrando uma equipe de apenas 4 pessoas, planeja, cria, redige, negocia espaços de venda e lança o Livro " Deliciosas Receitas", com 365 pratos, produzido pelo Voluntariado do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba (HUEC), com renda revertida para a implantação do Banco de Pele do Setor de Queimados, que é referência no Brasil. Foram vendidas 7.000 unidades em pouco mais de 2 meses, totalizando 140.000 reais (1/3 do valor necessário para a implantação do Banco de Pele). 

Na foto, a equipe que trabalhou durante 9 meses para gerar este produto, no evento de lançamento, na Livrarias Curitiba do Shopping Curitiba: Eunice Zacharow, Priscila Gonzalez Tenfen, Lidia Zacharow Legat e Sonia Barbosa.

Promove e apresenta vários eventos em busca de parcerias


2009 - Coordena a produção gráfica e o lançamento publicitário do Volume II do Livro "Deliciosas Receitas", na Livraria Saraiva do Shopping Crystal.

Em paralelo, cria e coordena a produção de todo o material comemorativo aos 50 anos do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba. 

Assume a redação e coordenação de produção do programa "Evangélico TV", transmitido pela Rede Bandeirantes, com veiculação todos os sábados, das 09h00 às 09h30, com conteúdo sobre as atividades do Hospital, de seu Voluntariado, da Faculdade Evangélica e da Sociedade Evangélica Beneficente.


Material Impresso para divulgação das atividades do hospital



Participação em eventos do Voluntariado para captação de recursos


Participação em gravações para o Programa de TV


2010 - Assume a criação e coordena a produção de todas as peças de comunicação desenvolvidas para a campanha política de reeleição do Deputado Federal André Zacharow (PMDB-PR) que resultou em 101.579 votos, garantindo-lhe mais um mandato em Brasília.





2011 - Seu projeto do Programa de TV  "Amor sem Fronteiras" é aprovado pelo Governo do Estado do Paraná, que cede 1 hora semanal + replay na mesma semana no canal E-Paraná. O conteúdo relata as ações sociais desenvolvidas por igrejas evangélicas e ONGs ligadas a instituições evangélicas em todo o Estado, contribuindo para o bem estar da comunidade.

Foram ao ar 33 programas inéditos. Com base em imagens e informações cedidas pelas instituições, era redigido o texto, gravado, editado e exibido numa produção record de dois dias a cada semana.

Marca do Programa criado por Priscila

Colegas da SEB, em curso de atualização de foto e vídeo com Mario Mendonça

Ações do Hospital eram capturadas e veiculadas no Programa Evangélico TV

Ações da comunidade evangélica eram capturadas e veiculadas no Programa E-Paraná


2012 - Com a mudança de comando da Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba para o grupo Mackenzie, o departamento de comunicação da instituição é extinto. Priscila transforma toda sua vivência junto ao Terceiro Setor em objetivo de trabalho futuro. Faz uma viagem internacional onde acontece uma nova virada de chave, com várias oportunidades de trabalho remoto. Passa a estudar Mídias Sociais e a dedicar-se ao mundo da comunicação digital e do marketing online.

2013 - Dá início ao trabalho nas mídias sociais com a criação de blogs e páginas da internet.

disneyfacilebarato 
Blog com dicas para passeios e hospedagem em casas - 300.000 visualizações

cursopartoamoroso 
Blog com dicas para mamães e papais de 1ª viagem - 250.000 visualizações


rye 4730 
Blog com informações sobre as atividades de intercâmbio do Distrito 4730 de Rotary


pib 100 anos 
Página no Facebook com fotos históricas da 1ª Igreja Batista de Curitiba


2014 - Nas mídias sociais, colabora na comunicação do Deputado André Zacharow neste ano eleitoral. Redige, produz e narra dois documentários: 1- A biografia do deputado, tendo como ponto de partida suas Bodas de Ouro. 2- O Templo da PIB na Avenida Batel, inaugurado nos 100 Anos de sua fundação, 30 dos quais ele foi presidente da Comissão de Construção. 

Publicações em Redes Sociais - política do dia a dia

CD com história do casal em forma de documentário

Imagens do Documentário - PIB 100 Anos


2015 - Intensifica estudos sobre o Terceiro Setor e Mídias Sociais. Como publicitária voluntária, assume a comunicação do Centro de Apoio às Mulheres e ao Casal Grávido - CEMUC, entidade sem fins lucrativos responsável pelo Curso Parto Amoroso. Cria, produz, dirige e narra um documentário histórico para os 60 anos da instituição e dá início ao trabalho de construção e posicionamento de marca.

2016  - Desenha a marca e cria toda a programação visual, anúncios e material de apoio para o CEMUC. Inicia um blog, email e páginas em redes sociais, alimentando-os diariamente ao longo dos anos seguintes.






2017 / 2018 / 2019 - Dando continuidade ao trabalho voluntário, passa a integrar a equipe de voluntariado do Distrito 4730 de Rotary Internacional, produzindo material publicitário para intercâmbio de jovens, colaborando na programação dos eventos e promovendo ações de integração entre os jovens intercambistas e entidades de assistência social de Curitiba.

Programa de Atividades com Intercambistas de 10 países

Atividades com Intercambistas e Idosos da Casa do Vovô

Intercambistas cantam para crianças internadas na ala de queimados

Governadores Jorge Franco, Isis Busse Chair do Intercâmbio Roseanne Fontana


2019 - Concorrendo com entidades de todo o Estado do Paraná, recebe o prêmio de 1º lugar em Marketing & Mídias Sociais pelo trabalho desenvolvido para o CEMUC - Centro de Apoio às Mulheres e ao Casal Grávido, entregue pelo Programa Impulso de Boas Práticas no Terceiro Setor do Instituto GRPCom.



2019 - Com o projeto de um curso on line para famílias grávidas, reúne outros três voluntários do CEMUC e participa do "Hackathon" promovido pelo Project Management Institute (PMI) obtendo o 3º lugar nacional. A base do projeto foi escrita a mão, em um papel de embrulho, na areia da praia. Os integrantes da equipe, cada um em uma cidade diferente, contribuíram via whatsapp. Desde a concepção, este projeto demonstrou a eficácia do trabalho online quando se tem uma boa equipe.



2020 - Ano de pandemia: sem vacina, sem máscaras e sem saber o que iria acontecer devido às informações desencontradas e sensacionalistas dos meios de comunicação. Todos os intercâmbios suspensos. Todas as aulas suspensas. Todas as viagens programadas suspensas. Vida em suspenso. 
Primeira providência: entrar no universo das lives.

Maio - a live teve como objetivo reunir jovens intercambistas ao redor do mundo para ensinar-lhes a confeccionar máscaras a partir de camisetas e doá-las. Foi realizada pela plataforma zoom no dia 5/5 às 5 da tarde e obteve a adesão de jovens e adultos de 10 diferentes países unidos neste projeto. A meta era confeccionar e distribuir 4730 máscaras (número do distrito) em 60 dias. Dia a dia a tabela de entregas era atualizada e divulgada nas redes sociais do Distrito. No 29º dia, a meta já havia sido cumprida e, nos dias seguintes foi superada em mais de 600 unidades. 

Setembro - a live teve como objetivo reunir professores, alunos, patrocinadores, voluntários, amigos e familiares em um momento festivo para celebrar os 65 anos do Curso Parto Amoroso, com histórias emocionantes e conexões de várias partes do Brasil e do Mundo. 


Chamada para a live nas redes sociais

Live com Priscila ensinando como confeccionar as máscaras 

Postagem nas redes sociais utilizando fotos de intercambistas

Pessoas confeccionando máscaras, incentivando outras, através das redes sociais

Tabela com dados de entregas, atualizada diariamente nas redes 

Rotary diariamente entregando máscaras, validando esta campanha nas redes sociais

Convite para participação na live festiva

Live cujo print de tela serviu como marco desta integração 


2021 - A premiação no Hackathon abre portas para a entrada de Priscila como aluna no Programa de Capacitação Solidária - CASOL promovido pelo Project Management Institute (PMI) em parceria com o Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), vinculado à Fundação Getúlio Vargas (FGV). O curso, totalmente on line devido a pandemia, fez um encerramento híbrido no qual ela foi uma das escolhidas para apresentar o Projeto do Curso Parto Amoroso on Line.

Em paralelo, com a equipe do CEMUC, elabora-se o planejamento, a redação de roteiros, a produção e gravação das aulas do Curso Parto Amoroso on Line, nas instalações do Museu da Vida em Curitiba.

No decorrer do ano, várias participações como palestrante em lives no Brasil e Exterior sobre assuntos de comunicação e marketing. 













2022 - Na segunda edição do Prêmio Impulso de Boas Práticas no Terceiro Setor, o trabalho desenvolvido para o CEMUC fica entre os finalistas de todo o Estado do Paraná na categoria Comunicação. 

Ano de participação em várias lives e oficinas sobre gestão e comunicação no Terceiro Setor e capacitação de voluntariado pela Escola Nacional de Administração Pública.

O momento retrô aconteceu no Colégio Martinus, ao ser convidada a palestrar sobre a profissão de publicitária para alunos do Terceirão. Emoção pura a o retornar ao colégio após 40 anos.

Na entrega do Prêmio Impulso junto a entidades do Terceiro Setor

Com alunos do Colégio Martinus - 40 anos depois

A busca incessante pelo aprendizado


2023 - Ano de Empoderamento Feminino: assume vaga após eleição no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Curitiba para a gestão 2023-2025, na Comissão de Comunicação. Também garante vaga no Curso de Capacitação para Mulheres Líderes do Terceiro Setor, promovido pela Rede de Voluntariado de Curitiba e parceria com o ISAE - Instituto Superior de Administração e Economia.

Apesar do fim da pandemia, as lives continuam e os encontros presenciais também. Tive o oportunidade de reunir 75 voluntárias de diferentes grupos para apresentar a importância do voluntariado par a a saúde mental das mulheres para o Secretário Estadual de Saúde do Paraná, Médico Beto Preto.  

Pri Gonzalez e Pri Souza, Conselheiras no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

Reunião de Posse no Salão Nobre da Prefeitura de Curitiba

Recebendo certificado de capacitação para Mulheres Líderes do Terceiro Setor

Apresentando o CEMUC a convite do Secretário Estadual de Saúde Beto Preto

Nenhum comentário:

Postar um comentário