Aula ministrada para alunos do Instituto de Educação Complementar e Capacitação de Curitiba, maio de 2014.
Tema: Endomarketing
ENDOMARKETING
NO AMBIENTE DE TRABALHO
Competências
Entender e aplicar
os conceitos de Endomarketing aplicados a diversos perfis de instituições, com
ênfase as ferramentas e técnicas de comunicação interna.
Habilidades
·
Compreender os
fundamentos do endomarketing;
·
Entender a evolução
do pensamento mercadológico, adaptado a realidade de mercado;
·
Analisar as
variáveis que interferem no sucesso empresarial;
·
Entender o
comportamento do público interno das organizações.
·
Planejar e
desenvolver pesquisas de clima organizacional, bem como o
·
planejamento de
endomarketing.
·
Habilitar o aluno a
compreender o indivíduo enquanto ator do processo de qualificação das marcas e
imagem empresarial.
Bases Tecnológicas
·
Conceito de
endomarketing e correlacioná-lo ao marketing e suas principais ferramentas;
·
Interface entre o
marketing e as áreas de comunicação social;
·
Importância do
endomarketing dentro das organizações; O endomarketing e seu papel no sucesso
das organizações;
·
Desenvolvimento de
ação mercadológica, através de estratégias competitivas;
·
Abordagens
mercadológica e institucionais;
·
Planejamento e desenvolvimento plano de
endomarketing. - tarefa em sala
Referências
Bibliográficas:
BECKER, Cícero. A Contribuição do Endomarketing no comportamento
Organizacional. Novo Hamburgo: Universidade FEEVALE, 2011
BEKIN, Saul Faigaus. Conversando sobre endomarketing. São Paulo:
Makron Books, 1995.
BRUM, Analisa M. Endomarketing como estratégia de gestão: encante
seu cliente interno. Porto Alegre: L&PM, 1998.
CHIAVENATO,
Idalberto. Gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Campus, 2008.
KOTLER, Philip.
Administração de marketing. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
MARRAS, Jean Pierre.
Administração de Recursos Humanos. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
MASCARENHAS, André
Ofenhejm. Gestão estratégica de pessoas. São Paulo: Learning, 2009.
PETER, J. Paul.
Marketing criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva, 2000.
Contextualização histórica
Há pouco mais de 25
anos atrás, um país chamado Brasil que havia adotado uma política de reserva de mercado: sem importação de
tecnologia, nossa indústria era arcaica, porém não sofria as ameaças dos concorrentes estrangeiros. Cenário
de acomodação.
1990 - O mundo
entra na era da globalização. No Brasil, Collor liberou as importações; empresas se fundiram; novos nichos de
mercado se abriram; a TV a cabo passou a trazer novas perspectivas de mundo e de comportamento
humano; a internet deu um salto de alcance, rapidez e popularização,
computadores se baratearam, celulares se popularizaram, ou seja: o mundo tornou-se um mercado único, formado por centenas de
segmentos interligados.
Esta fase de globalização,
onde a tecnologia se torna acessível a todos, as distâncias se encurtam e a
informação é compartilhada, abre um novo
tipo de disputa entre as empresas, produtos e
marcas, em que a vantagem
competitiva passa a ser uma de suas prioridades.
A partir daí, as pessoas,
transformam-se em ponto crucial, pois são o
maior diferencial que uma empresa pode ter, passando a ser alvo de investimento e de valorização.
O endomarketing trata justamente
deste investimento, promovendo ações
voltadas ao público interno, com objetivo de tornar os colaboradores comprometidos, para que gerem resultados cada vez mais positivos, de acordo
com os objetivos da empresa.
Neste cenário, o endomarketing passa a assumir um papel de
relevância na estrutura organizacional das empresas.
Conceito de endomarketing | correlação com o marketing
Endo= para dentro, interno
Marketing = Conjunto de ações que objetivam entregar valor superior para os diferentes tipos de
público das organizações, partindo da premissa de que público altamente satisfeito comprará mais e
mais vezes (KOTLER, 2010).
Endomarketing ou Marketing Interno é uma área do marketing que adapta conceitos
e práticas tradicionalmente utilizadas em abordagens ao mercado (público
externo) no ambiente interno das corporações (público interno).
Alguns o
consideram uma estratégia de gestão na qual empresas criam um relacionamento
com seus colaboradores, fazendo-os sentirem-se mais integrados, comprometidos e
informados sobre a empresa, rotinas e atividades.
Outros a elevam a
um patamar de filosofia de gerenciamento
que trata funcionários como clientes, os
quais devem sentir-se satisfeitos com seu ambiente de trabalho e com os
relacionamentos com seus colegas em todos os níveis hierárquicos.
O Composto de
Marketing e o Público
O composto de
marketing ou marketing mix tem vários P’s :
a) produto: bens e serviços que a
organização oferece ao mercado;
b) preço: dinheiro que os clientes pagam
para obter o produto;
c) praça: local de venda do produto ou
prestação do serviço;
d) promoção: atividades de divulgação para
venda do produto.
O público é o principal P, é a razão de ser
de tudo isso, sendo assim: conhecer seu perfil e seu comportamento é o ponto
de partida do marketing; satisfazer as necessidades deste público é o ponto de chegada.
Para cada tipo de público haverá estratégias e
ações diferentes. No marketing, o público a quem uma ação se destina é chamado
de público alvo ou target.
Classificação do Público Alvo:
O público alvo
pode ser classificado como:
- Público Interno - composto por
empregados, seus familiares e funcionários terceirizados de uma organização.
-Público Externo - composto pelos
consumidores/clientes e também pela comunidade: grupos sociais, religiosos,
estudantis, culturais, sindicatos e entidades representativas, imprensa,
governo e concorrentes .
- Público Intermediário - composto pelos
especificadores do produto junto aos demais públicos (externo e misto)
- Público Misto - possui feições dos
públicos, interno e externo, como investidores, cooperados e fornecedores.
O endomarketing trabalha apenas voltado
ao Público Interno e este é o foco
desta aula.
Objetivos do Endomarketing:
O endomarketing
parte do princípio de que "vender"
uma ideia, um produto, um posicionamento de mercado para o funcionário é igualmente tão importante quanto para os clientes. Significa torná-lo aliado no negócio, responsável pelo
sucesso da corporação e igualmente preocupado com o seu desempenho.
Dentre seus
objetivos, destacamos:
· - Transformar
o colaborador em agente facilitador na consolidação da imagem positiva da
empresa, agregando à marca, muito mais valor no mercado.
- Estabelecer
processos permanentes de motivação dos colaboradores, integrada ao cotidiano e
aos objetivos da empresa.·
· - Mostrar aos
colaboradores a importância dos clientes e incentivá-los a uma melhoria na qualidade de produtos e
serviços prestados a esses clientes.
· - Diminuir
o isolamento departamental, reduzindo atritos internos e superando resistências
a mudanças.
· -Criar
um cultura organizacional favorável a
todos dentro da empresa.
Cultura Organizacional
Cultura
organizacional é o modelo de pressupostos básicos que um grupo assimilou na
medida em que resolveu os seus problemas de adaptação externa e integração
interna e que , por ter sido suficientemente eficaz, foi considerado válido e
repassado aos demais membros da equipe como a maneira correta de perceber,
pensar e sentir em relação aqueles problemas na empresa.
Mesmo baseada nas
normas gerias, a cultura organizacional representa as normas informais e não
escritas que orientam
o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direcionam
suas ações para a realização dos objetivos organizacionais. Ela é o conjunto de
hábitos e crenças estabelecido através de normas, valores, atitudes e
expectativas compartilhadas por todos os membros de uma organização e acaba
sendo repassada aos novos membros, perpetuando-se.
Ela
pode ser positiva ou negativa para a empresa. Pode ser igual ou diferente em cada
uma das sedes de uma mesma empresa, pois, entre outros fatores, depende do dia
a dia do grupo que ali trabalha, dos valores dominantes na região, das pessoas que lideram o grupo e do clima
organizacional.
Clima Organizacional
O clima organizacional
reflete o grau de satisfação do público interno com o ambiente interno da
empresa. Está vinculado a fatores como: motivação, lealdade e identificação com
a empresa.
O conceito de clima
organizacional pode ser descrito como a qualidade ou propriedade do ambiente
organizacional que é percebida ou vivida pelos membros da organização e que
influencia no seu comportamento.
Muitas empresas realizam
pesquisas de clima organizacional
visando traduzir a influência ambiental sobre a motivação dos colaboradores.
A pesquisa pode ser
realizada em papel ou virtualmente. Em geral, o colaborador que a responde não
precisa se identificar.
Para cada tipo de
empresa, haverá um modelo de questionário:
- pequenas, médias ou
grandes empresas privadas / públicas /
3º setor
- outras
No corpo do questionário, são levantados aspectos referentes a:
Fatores Internos à Empresa:
·
Vida Profissional
·
Estrutura Organizacional
·
Incentivos Profissionais
·
Remuneração
·
Segurança Profissional
·
Nível Sociocultural
·
Transporte dos Funcionários
·
Ambiente de Trabalho
·
Burocracia
·
Cultura Organizacional
·
Assistência aos Funcionários
Fatores Externos de influência do relacionamento entre os funcionários e
a empresa:
·
Investimentos e Despesas Familiares
·
Convivência Familiar
·
Situação Financeira
·
Vida Social
·
Saúde
·
Convivência Familiar
·
Time de Futebol
·
Férias e Lazer
·
Segurança Pública
·
Política e Economia
Exemplo de questões de pesquisa de clima organizacional
Sinto orgulho de trabalhar nesta
empresa.
( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim
Acho que a empresa me oferece um
bom plano de carreira.
( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim
Eu confio plenamente no meu chefe
imediato.
( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim
Considero que o meu trabalho é
reconhecido e valorizado pelos meus amigos e parentes.
( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim
O relacionamento com meus colegas
de trabalho favorece a execução das minhas atividades na empresa.
( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim
Importância do
endomarketing e seu papel no sucesso das
organizações
A importância do Endomarketing dentro das organizações
É possível
fortalecer o vínculo da empresa com o colaborador, de tal maneira que o
resultado final corresponda à melhoria da performance da marca no mercado.
Isso acontece quando
o endomarketing cumpre o objetivo de tornar transparente ao colaborador os
objetivos da organização, de forma a harmonizar o objetivo do colaborador com o
objetivo global da empresa.
Torna-se necessário que a empresa conheça muito bem
seu público interno. As áreas e unidades da empresa devem estar em harmonia
e os processos alinhados, onde a informação
seja bem transmitida.
A integração de
cada colaborador com a empresa pode ser amplamente trabalhada através da
informação. É de suma importância criar um
sistema de comunicação integrado com as bases na equipe para a
implementação da filosofia de que “todos
os problemas são problemas de todos“.
Partindo desta
premissa, aquele cliente que compra, que justifica a existência da empresa,
passa a ser uma figura muito mais concreta para a organização internamente, de
tal forma que os departamentos administrativos, as áreas de suporte e de apoio
entendam que eles também são responsáveis pela satisfação deste cliente, pois,
em último caso, é ele quem mantém seus empregos.
SAM WALTON, FUNDADOR DO
WAL MART - A MAIOR REDE DE VAREJO DO MUNDO
Discurso
de Sam Walton, fundador do WAL MART, fazendo a abertura de um programa de
treinamento para seus funcionários:
"
Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e pacientemente
espera, enquanto o garçom faz tudo, menos o meu pedido.
Eu
sou o homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam
suas conversas particulares.
Eu
sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca toca a buzina, mas espera
pacientemente que o empregado termine a leitura do seu jornal.
Eu
sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial, parece estar
pedindo um favor, ansiando por um sorriso ou esperando apenas ser notado.
Eu
sou o homem que entra num banco e aguarda tranquilamente que as recepcionistas
e os caixas terminem de conversar com seus amigos, e espera.
Eu
sou o homem que explica sua desesperada e imediata necessidade de uma peça, mas
não reclama pacientemente enquanto os funcionários trocam ideias entre si ou,
simplesmente abaixam a cabeça e fingem não me ver.
Você
deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria
problemas. Engana-se. Sabe quem eu sou?
EU SOU O CLIENTE QUE NUNCA MAIS
VOLTA!
Divirto-me vendo milhões sendo
gastos todos os anos em anúncios de toda ordem, para levar-me de novo à sua
firma. Quando fui lá, pela primeira vez, tudo o que deviam ter feito era
apenas a pequena gentileza, tão barata, de me enviar um pouco mais de
CORTESIA".
"CLIENTES PODEM DEMITIR TODOS DE UMA
EMPRESA, DO ALTO EXECUTIVO PARA BAIXO, SIMPLESMENTE GASTANDO SEU DINHEIRO EM
ALGUM OUTRO LUGAR."
Endomarketing como Agente Facilitador de
Mudanças
Referindo-se aos
cenários de mudança, Brum (1998) destaca que:
[...] os cenários
de mudança são muitos e, por entender que o que quebra uma empresa não é
propriamente a mudança, mas a incapacidade das pessoas em se adequar a ela,
muitos empresários estão preocupados em estabelecer um clima organizacional
favorável, em que os funcionários os ajudem a fazer o que precisa ser feito
para se adaptar e sobreviver.
A atividade de
Endomarketing pode ser utilizada quando um departamento é mal entendido pelas
outras divisões da empresa, justamente por não informar claramente o seu
trabalho para as demais áreas, o que dificulta, isola e distancia este setor.
Quando esse
departamento se der conta de que precisa e depende das outras áreas para
justificar suas próprias atividades, acabará recorrendo às ações de
Endomarketing. Daí de conclui que existem diferentes ângulos para as diversas
atividades de Endomarketing, mas todos eles são canalizados para unificar todos
na empresa.
O clima favorável
dentro de uma organização, juntamente com uma comunicação interna eficaz,
possibilita novas ideias que podem gerar alternativas de estão, contemplando
vários cenários de mudança.
Nova etapa do endomarketing
O processo de
endomarketing já evoluiu para o conceito de que o colaborador também deve ser visto como um cliente que também tem
seus valores e precisa ser satisfeito.
Isso tem levado
empresas a se esforçar no sentido de proporcionar um ambiente no qual o bem
estar físico e psíquico sejam possíveis, contribuindo fortemente para essa
questão complexa e subjetiva que é a felicidade, na qual interferem fatores
sociais, culturais, de gênero e muitas outras questões individuais.
Para os
colaboradores, ter esta felicidade e
esta alegria no trabalho torna-se o maior desafio e, em contrapartida, o mais recompensador. Os autores da área
sugerem algumas ações, como:
a) criar e manter
canais de comunicação abertos e diretos para fazer fluir as relações
profissionais com clareza de regras, mensagens e papéis.
b) respeitar as
diferenças existentes entre as pessoas e utilizá-las como fonte de crescimento
e não de atrito.
c) trabalhar
constantemente com instrumentos de motivação, entre eles:
· - chamamento
a parcerias, a cooperação e a lealdade
· - valorização
do indivíduo dentro do grupo
· - participação
em cursos e atividades de crescimento pessoal e profissional
· - reforço
de atividades baseadas em valores compartilhados
· - recompensas
e prêmios dirigidos ao grupo para que todos se beneficiem dos resultados
positivos
· - criação
de ambientes de interação e lazer dentro da empresa
· - implantação
de ações que visem saúde e segurança no ambiente de trabalho
· - chamada
ao envolvimento dos funcionários no planejamento e tomada de decisões
· - constante
estímulo a iniciativa e a atitude criativa
· - delegação
de poderes de acordo com a natureza da função exercida
· -remuneração
adequada
· - criação
de benefícios sociais, planos de saúde, aposentadoria, entre outros
Dá para fazer tudo isso? Com
certeza não. São ideias que podem ajudar muito, porém precisam ser adaptadas à
realidade de cada uma das empresas, sua cultura e seu momento.
Partindo do princípio de que
o colaborador também deve ser visto como cliente, a empresa não deve perdê-lo.
Ao contrário, deve procurar satisfazê-lo para que ele renda à empresa muito
mais do que a empresa nele investe.
Satisfação do colaborador - agora visto como
cliente
Segundo os autores da
área, o salário não é o meio mais eficaz
de satisfação no trabalho, nem o que proporciona mais possibilidades de
crescimento. Hoje muito se fala nos benefícios e como estes agem na motivação
do profissional.
Os antigos e
tradicionais pacotes de benefícios estão sofrendo mudanças rumo a
flexibilização. De homogêneos e fixos eles estão se adequando as conveniências
pessoais de cada funcionário, em função do novo tipo de relacionamento entre a empresa e
colaboradores, alinhamento com as estratégias do RH, suporte as mudanças
culturais e maximização do valor percebido pelos colaboradores.
Esta "percepção de
valor" precisa ser amplamente divulgada através dos diferentes tipos de
comunicação. Uma empresa que é vista como "ótimo lugar para
trabalhar" pelos seus próprios colaboradores tem boa parte da construção
positiva de sua marca já pronta, sem
custos adicionais.
Todos estes esforços
tendem a cumprir as objetivos
organizacionais na medida em que a empresa garante o atendimento das
necessidades básicas e, portanto, acaba obtendo em troca baixos índices de
rotatividade e ausências, boa qualidade de vida dos empregados, redução do
estresse, etc. Isso torna a empresa competitiva no mercado.
Comprometimento dos
colaboradores:
A empresa que possui seus colaboradores comprometidos, não
apenas de forma normativa, mas também afetivamente possui respostas mais
rápidas, ambiente mais leve e, consequentemente, desempenho mais expressivo.
Dentro deste contexto estratégico, possui papel fundamental
o setor de recursos humanos (RH), que precisa alinhar todas as suas ações ao
processo de planejamento da empresa. Esta importância atrelada ao RH é tanta
que já está sendo denominada como AERH (área estratégica de recursos humanos),
ocupando posição estratégica dentro da tomada de decisões nas empresas.
O planejamento estratégico de pessoas vem se destacando como
um dos melhores caminhos para o alcance dos resultados organizacionais. Isto
ocorre porque esta ferramenta assume ao mesmo tempo dois papéis figurativos
importantes.
Primeiro, surge como uma “conexão de mão única” segundo a
qual, as equipes da área de RH assumem responsabilidades relacionadas à
implementação das estratégias corporativas. Segundo, como uma “conexão de mão
dupla”, a área de RH contribui para a formação das estratégias corporativas ao
fornecer informações sobre o ambiente interno e externo em suas dimensões
humanas, discutindo possibilidades estratégicas por meio do planejamento de
políticas e práticas de gestão de pessoas.
Público interno e o futuro as empresas
Brum (1998): É realmente difícil saber como será a
empresa do futuro. Mas certamente os destinos das empresas passam por uma
integração cada vez maior com seus colaboradores. Relações mais abertas e
transparentes, maior acesso à informação, mais convivência entre pessoas
diferentes, maior busca da motivação.
A importância do Endomarketing no Plano Integrado de
Marketing
O marketing não deve ser entendido no
velho sentido de efetuar uma venda, mas no novo sentido de satisfazer as
necessidades dos clientes (KOTLER, 2010)
Implantar o plano integrado
de marketing pressupõe um trabalho preliminar de endomarketing. Isso significa
que: “primeiro a gente arruma a casa,
depois chama as visitas”.
Para os estudiosos de
endomarketing e relações públicas, não adianta trabalhar eficientemente o
marketing externo, se o nosso público interno não está plenamente satisfeito ou
preparado.
Os colaboradores não ficam
satisfeitos apenas com um bom salário. Eles também valorizam o seu ambiente de
trabalho, os benefícios oferecidos e a sua valorização na empresa, tanto
profissional como pessoal.
Também sentem-se
participantes quando são informados a respeito dos objetivos de ações da
empresa, antecipadamente e não junto do restante da comunidade, na forma de
notícias de jornal, por exemplo.
O que o público interno fala a respeito da
empresa em que atua tem um valor muito grande perante a comunidade que, em geral
, tende a acreditar muito mais
facilmente no que diz um funcionário com relação à organização em que trabalha,
do que sua comunicação de massa.
Desta forma, pode-se perceber
que o marketing funciona de dentro para
fora, tornando-se necessário implementar
processos gerenciais de endomarketing em uma organização.
Um ambiente de endomarketing se cria a partir do momento em que todos aqueles que formam a empresa se
comprometem numa ação marcada por valores de cooperação rumo ao objetivo final: satisfazer o cliente. Para
chegar a este resultado, é fundamental renovar a própria concepção de
marketing, que precisa ser visto como um esforço integrado.
Marketing Integrado
Costumamos chamar de "marketing integrado" o esforço conjunto, concentrado e convergente de todos os departamentos da organização
para atender aos interesses dos consumidores.
As várias funções de marketing – força de
vendas, propaganda, administração de produto, pesquisa, comunicação interna e assim por diante – devem operar juntas. O
marketing deve ser bem coordenado
com os outros departamentos da empresa e não apresenta resultado satisfatório
quando é meramente um departamento; ele só alcançará objetivos quando
todos os funcionários valorizam
seu impacto sobre a satisfação do usuário/ consumidor.
A complexidade das empresas apresenta-se maior, à medida que
são analisadas do ponto de vista endógeno
(com suas características internas de diferenciação e integração
organizacional, pontos forte, fracos, objetivos, equipe, tecnologias
utilizadas, tamanho, finanças, etc) como também do ponto de vista exógeno ( seu contexto ambiental,
contingências, ameaças, restrições, pressões e oportunidades que se alternam e
se revezam).
Construir bons relacionamentos
com os clientes e outros grupos de interesse fora da organização exige um alto grau de trabalho em equipe e
cooperação dentro da organização. Por isso, antes de desenvolver uma
estratégia de marketing de relacionamento para grupos de interesses externos, é
preciso ter uma estratégia que sirva para construir as relações internas.
Implementação dos processos gerenciais de
endomarketing:
Processos gerenciais de
endomarketing seguem o mesmo princípio do gerenciamento de marketing:
1) Diagnóstico, envolvendo: levantamento de pontos fracos e fortes /
ameaças e oportunidades , perfil do público ser atingido, clima organizacional,
cultura da empresa, recursos disponíveis.
2) Determinação das
prioridades: dos objetivos da empresa a curto, médio e longo prazo
3) Escolha da equipe de
trabalho, dos líderes e das estratégias e ações
4) Determinação dos custos,
cronogramas e mensuração de resultados
Em resumo:
deve-se responder às perguntas clássicas de um planejamento que são: por que,
para quem, onde, quem, como, quando, e
quanto.
O papel dos líderes na implantação das
ações de endomarkting
Tratando-se de
informação e comunicação, elas se dão por meios de canais específicos, como
jornais, internet, murais, discursos, etc, como também por meio das lideranças.
Líderes
carismáticos cumprimentam as pessoas da empresa com simpatia e confiança, mesmo
que não sejam da sua equipe. Lideres carismáticos lembram-se das pessoas, não
apenas de seus nomes, mas de fatos a seu respeito que lhes permitem ir além de
um cumprimento ou estabelecer uma conversa mais longa (BRUM, 2010).
O líder é sempre
um exemplo, um modelo, e nem sempre ele é o chefe. Tem a
competência de se comunicar, de saber passar a informação corretamente e,
principalmente, de se envolver com todos os setores e funcionários da empresa,
sendo ele assim, influência para que os processos estratégicos se concretizem.
Principais ferramentas de
endomarketing | Interface entre o marketing e as áreas de
comunicação social | Desenvolvimento de ação mercadológica,
através de estratégias competitivas | Abordagens mercadológica e institucionais
O endomarketing
utiliza-se de todos os princípios e ferramentas do marketing e, como tal,
precisa partir de um plano ou projeto.
Não se pode
definir quanto tempo levará uma empresa para a assimilação de um Plano de
Endomarketing, quer tenha sido implantado em nível sistêmico (para todos os
colaboradores, igualmente) ou implantado por irradiação (para alguns que,
"contaminarão" os demais, aos poucos).
Esse tempo variará em função de diferentes fatores,
tais como: número de colaboradores, dispersão geográfica, grau de
comprometimento da cúpula com o processo, etc.
Também dependerá do estágio em que se encontra esta
empresa, tais como:
a) a empresa
ainda não possui uma consciência
estratégica, havendo necessidade de criar
uma nova mentalidade na organização;
b) a empresa possui consciência estratégica,
contudo, precisa manter o processo
de cultura;
c) o primeiro e o
segundo nível sendo efetuados com sucesso têm-se a necessidade de evoluir através da introdução de novas perspectivas para a equipe.
De acordo com a
realidade de cada empresa, deve-se implantar
projetos e campanhas de
endomarketing correspondentes. Visando a educação e a cultura organizacional,
autores descrevem os projetos de endomarketing da seguinte forma:
- Projetos
Básicos de Difusão Cultural: visam à prática inicial de valores essenciais e um
clima adequado nas relações interpessoais.
2 - Projetos
de Desenvolvimento Cultural: além de ajudarem a base cultural estabelecida,
buscam trabalhar a valorização do ser humano.
3 - Projetos
de Segurança Cultural: buscam a identificação das chefias não comprometidas com
o desenvolvimento cultural.
4 - Projetos
Suplementares de RH: têm o intuito de facilitar e melhorar o grau do
comprometimento das pessoas.
5 - Projetos
Avançados: que combinam a motivação psicológica, com a motivação material. Seu
objetivo é gerar desafios individuais e coletivos, inclusive com recompensa
monetária.
5
Elaborado o
plano, passa-se à criação da campanha, que pode e deve ser composta por diferentes formas de abordagem do público.
A criatividade é fator preponderante
neste tipo de campanha, pois como boa parte do público é sempre a mesma, se a
campanha não tiver diferenciais marcantes, passará a fazer parte da paisagem,
sem chamar a atenção, não cumprindo sua real função.
A criatividade
não tem limites. Use em sua campanha, TUDO que estiver ao seu alcance e busque
coisas que jamais sonhou que existissem para transmitir a mensagem e cumprir o
objetivo da referida campanha.
Lembre-se: TUDO pode ser um meio de comunicação:
o rodapé do holerite, a parede do refeitório,do vestiário, do cartão ponto, o
próprio uniforme...
A comunicação é uma das
principais e mais poderosas ferramentas do mix de marketing. No endomarketing,
a comunicação tem papel igualmente fundamental e ela precisa cumprir todos os
passos da Comunicação Integrada de
Marketing.
Há vários tipos de comunicação:
- Comunicação Administrativa - tem por objetivo divulgar assuntos
relacionados ao cotidiano da administração a públicos bem específicos.
- Comunicação Institucional - tem por objetivo conquistar a
confiança, a credibilidade e a simpatia dos públicos de interesse da
organização.
- Comunicação Mercadológica ou Promocional ou Publicitária - tem por
objetivo a venda de algum tipo de produto ou serviço para o público externo ou
intermediário.
- Comunicação Visual - ainda pouco valorizada nas empresas, mas de extrema
importância no contexto mercadológico. Tem como objetivo solidificar a
construção da imagem de marca pelos diferentes públicos da empresa, através da
leitura simbólica.
- Comunicação Jornalística - tem como objetivo divulgar fatos pontuais sobre a empresa
e seus produtos ao mercado como um todo.
- Comunicação Interna - tem por objetivo envolver todos os
colaboradores e seus familiares, buscando transformar equipe em diferencial
competitivo.
- Comunicação Organizacional ou Comunicação Integrada de Marketing- é
o conjunto formado por todos os tipos de Comunicação da empresa.
O foco desta aula é a Comunicação Interna
Sendo um dos principais
instrumentos a serviço do endomarketing, a comunicação interna tem papel de
grande importância na busca de compatibilização dos interesses dos
colaboradores e os da organização e vice-versa buscando, sempre que possível , a
interação entre as duas partes.
Deve contribuir para o desenvolvimento e a manutenção de um
clima positivo, propício ao cumprimento das metas estratégicas da organização e
seu crescimento. Cada peça de comunicação deve conter em si o conceito
de motivação, integração e comprometimento dos colaboradores na cadeia de
mudanças organizacionais, por intermédio de mecanismos e ferramentas de informação,
persuasão e envolvimento.
Amplitude da Comunicação Interna
Todas as
ações de comunicação devem visar, em
última análise: a construção de imagem e de relacionamentos. Por isso, qualquer
planejamento de comunicação uma delas deve:
- usar as
tecnologias de marketing
- explorar todas as
oportunidades
- priorizar ações
éticas e socialmente responsáveis
Plano de Endomarketing
O plano de
endomarketing precisa estar alinhado à realidade
da empresa. Isso pressupõe conhecimento e aceitação dos pontos fortes e dos
pontos fracos, não apenas no tocante à equipe, como também estrutura física, financeira,
posição no mercado, imagem da marca, ações de concorrentes, etc. Ou seja: antes
do plano de endomarketing ou do planejamento de uma campanha interna ou da
criação de peças ou ações é necessário fazer um diagnóstico da empresa.
Cada ação deverá
estar voltada a uma prioridade. Se
houver várias prioridades, eleja as mais fáceis de cumprir primeiro. Deixe por
último as mais polêmicas. Trabalhe uma por uma. Tenha perseverança.
Divida os
problemas em áreas. Pense em soluções específicas. Cada área deve receber
estímulos a ações que sejam viáveis
e a permita cumprir os desafios propostos pela empresa.
Delimitado o
plano, deve-se conversar com diferentes departamentos sobre os pontos vulneráveis e o grau de colaboração
que se pode obter. Tudo deve ser esmiuçado e corrigido antes de sua
implantação. Esta fase faz as pessoas naturalmente se comprometerem com o plano
de endomarketing. É também aí que surgem grandes ideias para as campanhas.
Fases do Planejamento de Endomarketing:
1. Pesquisa e Diagnóstico
A elaboração do
diagnóstico deve seguir os princípios clássicos do marketing, que procuram
retratar fielmente a situação da empresa interna e externamente. Caso ele
esteja com falhas de dados, pode-se e, se necessário, deve-se usar diferentes
tipos de pesquisa nesta etapa.
Fontes de
Pesquisa para Implantação de Plano de Endomarketing:
- Relatórios
gerenciais
- Atas de
reuniões
- Registros no RH
- Reclamações
diversas
Pode-se também
investigar de forma abrangente, como nas pesquisas de clima organizacional ou
de forma pontual, através da aplicação de questionários direcionados a
setores/cargos específicos, realização de discussões em grupo, etc.
2. Definição dos Objetivos ou da Meta Global:
O programa de
endomarketing deve determinar com clareza o que a empresa pretende com sua
implantação: se é uma campanha de motivação após um problema no mercado; ou uma
campanha visando aumento da produção e vendas; ou uma campanha para aumentar o
orgulho em trabalhar naquela empresa, etc.
3. Determinação do Público Alvo:
O público total é
o público interno da empresa, porém , para cada programa, precisa-se delimitar
objetivos diferentes à cada segmento de público. Há, no mínimo 3 diferentes
targets dentro do público interno: direção, chefias e pessoal de base.
Há também as lideranças,
que não são chefias, mas exercem uma influência muito grande no grupo. Essa
precisam se envolver e se comprometer com o programa, pois têm o poder de
miná-lo, caso não "comprem" a ideia.
4. Criação de ícones ou marcas:
É de vital
importância criar uma marca e um slogan. Quando necessário, pode-se usar também
um personagem ou outros símbolos para gerar a identificação gráfica do programa
e da campanha.
5. Criação de peças e ações da campanha:
- Peças de
comunicação gráfica: cartazes, faixas, banners, panfletos, cartilhas, anúncios
para mídia impressa, jornais internos, circulares, etc
- Peças de
comunicação eletrônica: vídeos, jingles, e-mails, anúncios para internet /
intranet, assinaturas de e-mails
- Peças de
Vestuário/Adereços: camisetas, bandanas, fantasias, broches, pins
- Brindes: blocos
de anotações, adesivos, bandeiras, peças alusivas à campanha
- Apresentações Performáticas:
grupos teatrais, musicais, de artesanato, artes plásticas, reciclagem,
voluntariado, etc
- Interação com
profissionais que posam trazer bem-estar
ao colaborador dentro do ambiente de trabalho: massagem, maquiagem, fisioterapia,
fonoaudiologia, culinária, nutrição, fotografia, etc.
Como criar as peças:
O endomarketing é
um processo educativo. Para haver
mudanças as pessoas precisam ser educadas através de diferentes formas, dia
após dia. Colaboradores com dúvidas e problemas de aprendizagem não possuem o
mesmo desempenho.
Há também novos
colaboradores que, a todo momento, chegam na empresa e precisam aprender sua
cultura, de forma direcionada e convergente, do contrário, farão sempre a
leitura a partir da "radio corredor" .
Ainda é preciso
ressaltar que há diferentes níveis de graduação escolar entre os colaboradores,
como também diferentes níveis de boa vontade para colaboração.
Por isso, a
linguagem deve ser voltada ao interesse de cada tipo particular de público
(dentro deste público interno). Interesse de chefias são completamente diferentes
dos interesses de seus subordinados, porém todos precisam ter como interesse
principal os objetivos da empresa.
Na hora de criar
as peças, sempre é bom lembrar de algumas dicas:
- Envolva o público interno: Use
argumentos racionais para apresentar o problema. Resuma cada problema em um
grande inimigo que, para ser combatido e derrotado depende da colaboração de
todos, indistintamente. (Todos os
problemas são problemas de todos).
- Encante o público: encantamento é
emoção. Use e abuse de argumentos emocionais. Quando for possível, envolva os
familiares na campanha... isso pode dar muito mais resultado do que se
imagina...
- Diga a verdade, seja transparente de forma que a informação contribua para os interesses da
empresa. Repasse-a no tempo certo, apropriando-se de todos os canais
disponíveis e adequados ao público alvo.
-
Use mensagens curtas, claras, de fácil assimilação e memorização: a
linguagem que será utilizada e ainda, a mensagem deve ser direcionada ao
indivíduo e não a massa. As pessoas nas organizações possuem necessidades muito
específicas e são atingidas pela comunicação de maneira direcionada, mais
explícita do que normalmente acontece com o consumidor comum.
As áreas de Recursos
Humanos das empresas fornecem elementos para a composição de políticas e planos
de Endomarketing, assim como de formas de abordagem na criação de peças, a
partir da análise detalhada da formação, comportamento e nível de
comprometimento das pessoas que compõem seus públicos internos.
- Priorize
o impacto visual: somos hoje uma sociedade de imagens e a
imagem é muito importante na assimilação das mensagens que pretendemos
transmitir.
6. Pré teste:
Chame as chefias
e líderes para ver as peças em lay out, ler os textos e opinar. Este momento
pode ser decisivo no engajamento da equipe. Se perceber resistências, faça o
possível para neutralizá-las. Aproveite todas as boas ideias para o projeto,
porém não deixe que muita coisa acabe transformando uma campanha em um
amontoado de ideias sem um norte. Tome cuidado!
7. Produção
É uma das partes
mais difíceis, pois á o momento em que as ideias vão se tornar realidade. A
equipe precisa estar muito afinada e a escolha de fornecedores e parceiros
precisa ser criteriosa. Variáveis como custo, cronograma de entrega, horários e
imprevistos mil precisam ser resolvidos com muita agilidade e colaboração de
todos.
É imprescindível
que haja uma coordenação de produção atuante para conectar as diferentes ações
que acontecem simultaneamente : impressão das peças, contratos, parcerias,
delimitação de espaços, arranjos nos horários, contratação de pessoal de apoio,
transporte, alimentação, etc. Para que tudo isso funcione, vários setores da
empresa acabam sendo envolvidos
8. Lançamento da Campanha
O lançamento de
uma campanha de endomarketing deve ter um marco diferenciado. Deve ser feito
pelo presidente ou diretor da empresa com a presença de todos os funcionários, ou,
de representantes dos diferentes setores, num clima agradável e num local de
fácil acesso a todos.
O ambiente
precisa estar decorado conforme slogan e ícone/personagem da campanha e o
evento deve apresentar as ideias do programa de maneira resumida, incentivando
toda a equipe a participar e colaborar.
9. Implantação
É o programa
propriamente dito, o conjunto de ações e instrumentos criados, produzidos e
distribuídos com o objetivo e informar e encantar os colaboradores e seus
familiares. Pode durar 1 mês, 2 meses, até um ano, nunca mais do que isso.
No caso de um
longo período, aconselha-se a dividir a campanha em etapas menores, com
desafios passo a passo.
10. Ajustes
Pelo menos um
plano B deve ser previsto e, caso haja algum contratempo no decorrer do plano,
a equipe deve ser ágil para entrar e ação e colocá-lo em prática.
11. Encerramento
Dependendo da
campanha, ela deve ter um evento grandioso, do contrário, não é necessário,
porém é preciso que se informe à toda a equipe o resultado final, com muita
clareza.
Estabeleça no
planejamento o período da campanha e quais as metas ela deve cumprir. Terminado
o prazo, informe os resultados a toda à equipe o mais rapidamente
possível, agradecendo pela colaboração.
Analise se devem ser feitos ajustes para iniciar uma próxima etapa desta mesma
campanha ou se é hora de iniciar outra campanha, para cumprir um novo objetivo.
Recolha todo o
material para que não se torne obsoleto nas paredes reais e virtuais da
empresa. Dê, pelo menos duas semanas de descanso para iniciar nova campanha.
12. Avaliação
A avaliação de
campanhas com objetivos numéricos, como: diminuição de 20% no número de
acidentes com pérfuro-cortantes no centro cirúrgico ; diminuição em 30% do
número de faltas nos dias de jogo do Atlético; etc; é bem mais fácil de
mensurar, pois basta tomar o número inicial (antes da campanha) e o número
obtido depois da campanha. O resultado apontará se a campanha cumpriu o
objetivo previsto.
No caso de
campanha com objetivos não tangíveis, é
possível empregar-se o Grid – Grupo Interno para Diagnóstico (ou outra
nomenclatura) no qual faz-se reuniões entre os diferentes departamentos para
avaliar a implantação do programa de endomarketing. Nessas reuniões deve ser realizada uma análise da empresa do momento
zero, ou seja, antes da implantação e esta releitura é realizada em períodos
pré-estipulados, como mensalmente ou trimestralmente, por exemplo .
Últimas Dicas:
Entre uma campanha e outra:
1) Aproveite os
intervalos entre uma campanha e outra para a realização de ações de
valorização, independente de campanhas, como comemoração com aniversariantes, felicitações aos bebês
nascidos na família dos colaboradores, divulgação de vitórias dos colaboradores
em campeonatos esportivos, culturais,
etc. Isso faz o foco da equipe se voltar para as pessoas, valorizando-as, sem
"competir" com outro tipo de comunicação dentro da empresa.
2) Promova
eventos culturais, como exposições fotográficas, exibição de filmes, apresentações
de corais, etc em parceria com empresas ou instituições do terceiro setor para
incentivar a cultura dentro do ambiente de trabalho.
3) Gincanas são
ótimo meio de confraternização e colaboração entre funcionários de diferentes
áreas. Os mais antigos auxiliam nas questões históricas da empresa, como fotos
antigas, datas e nomes de fundadores, enquanto os mais jovens têm pique para
competir nas provas de desempenho.
4) Competições
esportivas também podem trazer muitos benefícios, porém é preciso que não se
faça do jogo um meio de "desforra" entre áreas conflitantes da
empresa.
5) Inserir os
funcionários em programas de voluntariado traz muito envolvimento emocional.
6) Sempre que
possível, envolva a família nas grandes campanhas, com prêmios que podem
ser desfrutados pela família toda, como
passeios e viagens. A família pode ser um grande aliado da empresa.
Tarefa para avaliação:
Elaboração de Plano de Endomarketing
Divisão da turma em
equipes. Cada equipe:
- elege uma empresa e lista problemas internos,
- elege um desses problemas para tentar resolvê-lo com um plano de endomarketing
- define os objetivos e apresenta um plano de endomarketing sucinto, descrevendo-o com base nas as 12 fases descritas acima.
Marketing Digital - recomendo assistir:
Branding a nova face do marketing, com Jaime Troiano
8 Ps do Marketing Digital
Estratégias de Marketing Digital no Facebook
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