sábado, 14 de julho de 2012

Endomarketing: Campanhas | Eventos

Campanhas Internas 

Hospital Evangélico
Campanha Educativa - Mãos


Para incentivar o uso de EPIs - equipamento de proteção individual - em todos os setores do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, criei uma campanha muito simples, baseada nas cores do semáforo e com ênfase às mãos, pois representam o maior número de acidentes registrados na instituição. 


Adesivo usado como botom pelos funcionários

 Várias ações com a participação "das mãos"

Culto de abertura, com músicas que falam "das mãos"

Abraço ao hospital, com funcionários de mãos dadas

Foram 3 dias de intensa programação, composta de exibição de filmes, dinâmicas com técnicos de segurança e meio ambiente, oficinas de artesanato e diversas atividades que dependem do uso das mãos. Destaque para o culto de abertura e a atividade de encerramento que culminou com um abraço ao hospital, ocupando toda a quadra, que reuniu pacientes, funcionários, médicos, voluntários e amigos num clima de muita alegria. Pena que um ano mais tarde tudo isso seria desfeito por brigas políticas...


Campanha Educativa - Prevenção do Câncer de Mama


Anúncio / Cartaz / Intranet

Informativo para Funcionários - Mural / Impresso / Intranet


Campanha Educativa - Diminuição de Ruído 




Campanha Educativa - Diminuição de Acidentes



Criei esta campanha dirigida a médicos residentes, estagiários e demais profissionais de saúde que não descartam corretamente as agulhas e outros objetos pérfuro-cortantes, causando centenas de acidentes nos hospitais, especialmente com equipes de higiene e nutrição.


No ano de lançamento, dentro do Hospital Evangélico de Curitiba, os acidentes diminuíram em 40% de seu volume, o que prova que a comunicação tem um papel fundamental na educação e na formação dentro das empresas.






    




Campanha de Incentivo ao Aleitamento Materno - 2010


Campanha criada para incentivar as mulheres a amamentar seus filhos. As ações de comunicação  foram dirigidas a diferentes públicos: para as mulheres funcionárias da Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba (72% do total do staff da empresa) foi desenvolvido um curso de aleitamento materno. Várias peças de comunicação dirigidas não somente a elas, mas também a seus familiares, chefias e colegas de setor incentivavam-nas a participar.




Para o público externo (pacientes, acompanhantes, visitantes) foram realizadas palestras, sessões de filmes, distribuição de cartilhas, além de amplo trabalho de assessoria de imprensa. 


Material distribuído para pacientes

A equipe do Banco de Leite e da Comissão de Amamentação também integrou o "Mamaço" que acontece na Boca Maldita e distribuiu lacinhos de fita nas cores azul e rosa para as mulheres usarem na roupa durante a semana do aleitamento materno.




Campanha Motivacional - Borboletas


Às vezes é preciso uma dose de otimismo para uma equipe seguir em frente no trabalho. Este material, com base em uma frase bastante conhecida, foi muito bem aceito, pelo simbolismo da borboleta, que precisa de muito esforço para se transformar e voar longe.
Numa empresas com muitas mulheres, o grafismo passou a fazer parte de seu dia a dia.


Campanha Motivacional - Versículos




Campanha educativa "Apague seu cigarro" -1994

Criada em 1994, contou com a presença de jogadores de futebol do Coritiba e do Atlético, na semana de véspera do Atletiba. O saguão do hospital ficou lotado de jornalistas para cobrir esta ação, bastante nova para a época, o que resultou em um grande volume de notícia nos jornais impressos e nos telejornais. Na foto, integrantes da agência de propaganda Promarte, da qual eu fazia o atendimento, e Ricardo Pinto, goleiro do Atlético.
Uma das peças da campanha, que teve excelente resultado 
na mudança de comportamento em relação ao fumo dentro do hospital.








Campanha educativa "Livre do Fumo" - 2007





O tempo passou e era preciso um reforço para coibir a prática do fumo, desta vez principalmente entre visitantes e acompanhantes. Foi então criada a campanha "Ambiente Hospitalar Livre do Fumo", que iniciou sua divulgação com a publicação de lei municipal sobre o tema. 

A campanha envolveu todos os setores do hospital e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. 




Campanha de Valorização dos Funcionários
Jornal Mural / Intranet


Para valorizar o trabalho anônimo de centenas de funcionários e promover a integração entre eles, um jornal informativo era publicado a cada quinzena, dando espaço para a foto dos integrantes de cada equipe. Ao longo do tempo, este jornal passou também a ser um dos principais meios de comunicação da empresa com os funcionários.

Bônus Assiduidade

Todos os canais de comunicação com os funcionários 
foram utilizados para divulgar esta novidade



Eventos Internos 

Hospital Evangélico
Dia Verde
A partir da iniciativa do Setor de Meio Ambiente, foi criado o Dia Verde, com uma série de atividades educativas e de conscientização ecológica, voltadas aos funcionários do hospital e às crianças das creches (filhos de funcionários).


Grande destaque nos veículos de comunicação dirigidos aos funcionários




Semana da Humanização


Personifiquei a marca do Evangélico num personagem que, depois de uma eleição com os funcionários, foi batizado de "Lilico". O tema "eu faço a minha parte, eu faço parte, eu faço" sintetizou o conceito de responsabilidade de cada um, dentro do grupo a que pertence, com ações.  

Esta semana tem data fixa no calendário anual de eventos internos da instituição e, a cada ano, surpreende com o crescimentos do número de adesões de funcionários que participam ativamente e demonstram talentos inimagináveis. O balanço final é  a grande integração da equipe e sua união em torno da empresa, mesmo diante dos inúmeros problemas por ela enfrentados.


Show de Talentos



 
Um dos momentos mais esperados da Semana de Humanização é a apresentação do Show de Talentos, onde funcionários podem cantar, dançar, declamar poemas e são aplaudidos pelos colegas. Ao final, uma comissão julgadora escolhe os melhores, dando-lhes prêmios (que são fruto de doações recebidas para este fim, junto  a empresas fornecedoras da empresa).

Abaixo, detalhe de funcionários premiados. Todos recebem certificado.
 

Acima, o juri, composto por membros do corpo clínico, diretoria e assessorias, em clima de festa e perfeita conexão com os funcionários.


Dia da Mulher


Como mais de 70% do staff do Hospital Evangélico é composto por mulheres, o Dia da Mulher não poderia passar em branco. Aliás, dois dias são dedicados a elas, para compensar aquelas que estão de plantão. 
Várias atividades, com a parceria de empresas da comunidade são realizadas dentro do hospital, entre elas: massagens, maquiagem, apresentação de filmes, artesanato, caricaturas, apresentações musicais, teatrais, exposições fotográficas e sorteio de muitos brindes.
Até eu ganhei uma caricatura ...



UTI Neonatal
Eventos de Acolhimento



A UTI Neonatal sempre esteve preocupada com o acolhimento de pais, por isso, passou a promover uma série de eventos, entre eles, a Roda de Escuta (acima). Outro evento tradicional era a comemoração do aniversário do serviço, com a presença de bebês e seus pais, dando alento e esperança aos pais com seus filhos ainda internados (abaixo)




  







Um comentário: