segunda-feira, 30 de julho de 2012

Leite, Iogurte, Amamentação

Comecei a minha carreira publicitária trabalhando para a Batavo, por isso tenho várias campanhas "lacteas". Algumas, inclusive, antagônicas: enquanto na campanha de incentivo à amamentação a tônica é 100% contra o fornecimento de leite de vaca para as crianças, nas campanhas promocionais com brindes e prêmios no iogurte, a tônica é aumentar o consumo de iogurte/leite junto ao público infantil... coisas da propaganda!


Cooperativa Agropecuária Sudoeste - Sudcoop
Campanha: "Leite Rei do Oeste em Caixinha" - 1990


Lançamento da embalagem longa vida para o tradicional leite Rei do Oeste, comercializado no interior do Paraná. Na época, muitos consumidores não aceitavam o sabor do leite em caixinha, mas a cooperativa precisava inserir este tipo de embalagem no mercado por uma questão de logística.

A criação partiu da tradição da marca, que alimentou várias gerações e todo o material de comunicação foi produzido a partir deste referencial histórico, causando uma grande identificação junto ao público. Especial destaque para a produção do filme. (acima). 


Cooperativa do Vale do Itajaí
Campanha: Leite Do Vale em Caixinha - 1994

A partir da década de 90, a produção de leite em algumas regiões do Brasil cresceu muito e muito se perdia pelo caráter perecível do produto. Por esta razão as indústrias passaram a envasar o leite em embalagem longa vida para poder comercializá-lo também fora de sua região tradicional, entre elas a Do Vale.

Para o lançamento do Leite Do Vale em caixinha, produzido na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina partimos da tradição alemã em qualidade e criamos todo o material com base na cultura germânica: desde a embalagem até o material de ponto de venda e divulgação de massa.  



Banco de Leite do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba
Campanha: Incentivo ao Aleitamento Materno - 2010


Campanha criada para incentivar as mulheres a amamentar seus filhos. As ações de comunicação  foram dirigidas a diferentes públicos: para as mulheres funcionárias da Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba (72% do total do staff da empresa) foi desenvolvido um curso de aleitamento materno. Várias peças de comunicação dirigidas não somente a elas, mas também a seus familiares, chefias e colegas de setor incentivavam-nas a participar.


Para o público externo (pacientes, acompanhantes, visitantes) foram realizadas palestras, sessões de filmes, distribuição de cartilhas, além de amplo trabalho de assessoria de imprensa. 

A equipe integrou o "Mamaço" que acontece na Boca Maldita e distribuiu lacinhos de fita nas cores azul e rosa para as mulheres usarem na roupa durante a semana do aleitamento materno.



Laticínios Qualitat
Campanha: Leite Qualitat em Casa - 2003


O Leite Qualitat fresco tinha uma excelente qualidade, por ser produzido pela bacia leiteira da região de Witmarsum, porém não tinha uma marca forte junto ao mercado de Curitiba. Por outro lado, descobriu-se que muitos consumidores preferiam o leite fresco ao de caixinha, mas não tinham tempo de comprar diariamente em mercados.

A oportunidade surgiu quando a empresa Nutrimelhor se dispôs a distribuir o leite Qualitat  porta a porta. Porém, precisava de um volume mínimo de clientes fixos para cumprir as rotas.

A tarefa da comunicação era de divulgar o serviço de entrega do leite fresco Qualitat em casa, embalado na garrafinha. Para chamar a atenção das mães (90% das compradoras), criei todo o material a partir do diálogo de criancinhas, tentando associar a marca Qualitat à pureza e sinceridade das crianças. 

Em poucos meses, várias rotas foram abertas e um vizinho passou a indicar para outro o que fez a linha toda crescer: além do leite, a empresa passou também a entregar, nata, doce de leite e outros derivados com a marca Qualitat.




Banco de Leite do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba
Campanha: Incentivo a Doação de Leite Materno - 2011


Usando o apelo do próprio bebê, que depende do leite materno para sua sobrevivência com saúde, as peças de comunicação desta campanha acertaram em cheio o alvo.

Coordenada pelo Banco de Leite do Hospital Evangélico, que coleta, transporta, pasteuriza e armazena o leite para alimentar bebês prematuros da UTI neonatal, esta ação, que é constante, teve um aumento no volume de leite recebido a partir da veiculação da campanha.




Cooperativa Central de Laticínios do Paraná 
Campanhas de Lançamento: Iogurte Líquido Kissy & Batavinho Mais - 1984 / 1985


Kissy & Batavinho Mais

Já como assistente de atendimento  da conta da Batavo, tive o prazer de acompanhar de perto dois lançamentos: o iogurte líquido Kissy, em garrafinhas, para crianças e o queijo petit suisse Batavinho Mais, voltado a crianças entre 6 meses e 5 anos. Ambos faturaram prêmios por suas campanhas publicitárias, compostas por peças gráficas e eletrônicas. Infelizmente não tenho mais as peças nem os filmes, somente o registro em jornal.





Cooperativa Central de Laticínios do Paraná 
Campanha: Mamãe eu Quero Batavo - Iogurte com Polpa de Frutas


Ainda como redatora na Geminni Publicidade fui escalada para criar a campanha para o  iogurte batavo com polpa de frutas. Nada de novo: o mesmo produto de sempre e uma concorrência feroz da Danone e Chambourcy (hoje Nestlé) - dois gigantes do setor.

Apelei para o que eu vi e ouvi nas pesquisas:  crianças como decisoras de compra de iogurte, "torturadoras de mães" nos supermercados. Eu apenas transformei o resultado da pesquisa em linguagem alegre e fácil de lembrar, com base naparódia da canção: Mamãe eu quero.

Para quem não lembra, reproduzo a letra deste jingle. Infelizmente não tenho mais o filme.
Mamãe eu quero, quero Batavo
Com muita polpa de fruta
É o iogurte sempre fresquinho
Eu cresço forte e me transformo num gatinho ...
Ma-ma-mãe traz mais Batavo (pra mim)
É tão gostoso (hummmm)
Batavo é natural
Muita alegria, muita energia
E um sabor que nenhum outro tem igual !
Assinatura:
Batavo - sempre gostoso e fresquinho.


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