quinta-feira, 12 de julho de 2012

Rações


Ração Nuvita - 1994

Um dos episódios mais engraçados que eu passei trabalhando com propaganda foi com a ração para cachorro Nuvita, produzida pela Nuvital. A indústria tinha acabado de adquirir as máquinas para fabricação da ração e eu fui conhecê-las. Num dado momento, o cliente  pegou um punhado de ração e disse: experimente como a nossa ração é crocante... Mas eu não sou cachorro, eu respondi - em vão, pois ele não teve sossego enquanto eu não comi cada um dos sabores para comprovar a "crocância".

Quem também sofreu foi o fotógrafo que, ao fotografar os cachorros para estampar as embalagens, acabou sendo mordido por um deles... ossos do ofício ...




Rações Anhanguera - 1984



Desde criança, uma das minhas paixões na propaganda foi sempre o jingle. Logo que comecei a trabalhar como redatora, recebi o job para criação de uma campanha para as Rações Anhanguera, cujo target eram os criadores de suínos. O produto, uma ração que também agia como vermífugo.
Criei a letra, que foi musicada como forró, para veiculação no nordeste e num estilo gauchesco para veiculação no sul. Era assim:

Anhanguera tem ração para o suíno
Que alimenta muito mais e mata "os verme"
Evita stress e acidentes no manejo
É mais prática, econômica, 
Anhanguera, meu menino

Ração - que é boa pro suíno
Ração - é Anhanguera meu menino
Ração - que mata os "verme pra valer"
Ração - que dá mais lucro pra você!!!


Rações Anhambi - 1988


Criei um material impresso para as Rações Anhambi, voltado ao pequeno produtor rural, com um jeito muito simples de explicar a forma de utilização do produto e suas vantagens em cada fase da vida dos suínos. Até um ano antes, eu só conhecia porco através da história dos 3 porquinhos. Mas depois de trabalhar para a Anhanguera e a Anhambi, passei a ler tudo sobre gestação, lactação, berçário, crescimento, engorda e abate dos porquinhos... nunca pensei que existisse tudo isso no mundo suíno...

Na foto eles são bem bonitinhos, mas ao vivo, nas pequenas propriedades, são criados nos chiqueiros: ninguém merece o cheiro, as moscas e a gritaria que fazem quando alguém pega um deles no colo para ajeitar e fotografar. São milhares... Dali em diante passei a olhar com profunda admiração e um grande respeito os produtores rurais e suas famílias, que trabalham juntas na criação dos suínos para que possamos nos deliciar com aquele pernilzinho assado... hummmm....

Nenhum comentário:

Postar um comentário