Lançamento do Livro de Receitas produzido por esta equipe:
Eunice Zacharow, Priscila Gonzalez, Lídia Legat e Sonia Barbosa
O Voluntariado do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba foi criado em 1990 pela Professora Eunice Zacharow. Ao perceber a carência de enxovais para os bebês da maternidade que, muitas vezes, saíam de lá sem ter uma roupinha sequer, ela reuniu algumas amigas e, juntas passaram a visitar grupos femininos nas igrejas visando sensibilizá-los a trabalhar para produzir enxovais a serem doados.
Os grupos abraçaram esta ideia e, a cada mês, novas voluntárias chegavam formando novos grupos, não apenas nas igrejas, mas também em condomínios, escolas e comunidades rurais, aderindo a este projeto. Em poucos anos, o Serviço de Voluntariado do Evangélico contava com 50 grupos espalhados por Curitiba e Região Metropolitana, reunindo em torno de 1.000 voluntários fiéis e dedicados.
Este crescimento propiciou ao Voluntariado buscar novos objetivos. Os grupos passaram a participar de diversas formas de arrecadação, visando também auxiliar no custeio da instituição e colaborar financeiramente em novos investimentos para melhoria do atendimento aos pacientes e funcionários.
Além dos enxovais para bebês, os voluntários começaram a dobrar bandagens e separar luvas em kits prontos para esterilização, a serem utilizados nos centros cirúrgicos. Outros grupos passaram a confeccionar peças de artesanato para venda em eventos beneficentes. Em paralelo, o serviço deu início à busca de doações de roupas, calçados e utensílios para venda em bazar; alimentos para uso na cozinha do hospital; produtos de limpeza; cobertores para os leitos; brinquedos, livros e aparelhos de TV para entretenimento das crianças nos ambulatórios e enfermarias; mimos para entrega nos leitos em datas festivas; equipamentos médicos para uso geral, além de doações financeiras junto a empresas.
Todas essas ações resultaram na geração de renda para a realização de obras e melhorias no hospital. Entre elas, destacamos: reforma das UTIs, reforma da pediatria, compra e instalação de novos elevadores, compra de camas para a ala de alta complexidade, troca de todo o piso térreo, pintura externa do hospital, implantação do Banco de Pele para Queimados, entre outros.
Houve também aqueles que optaram por doar seu tempo e servir como voluntário dentro do hospital, realizando atividades de auxílio ao paciente ou trazendo manifestações artísticas para o entretenimento de pacientes e equipe de profissionais.
Ao longo dos anos, o Voluntariado estendeu ainda mais sua missão, instalando no hospital o Serviço de Pedagogia Hospitalar, no qual pedagogas credenciadas pela Secretaria de Educação davam aulas às crianças internadas de longa permanência. Outra grande vitória foi a abertura de duas creches para atender os filhos de funcionários.
A seguir, algumas imagens que retratam este grande trabalho solidário e, na sequência, o trabalho de comunicação desenvolvido.
1) Atividades desenvolvidas pelos voluntários em 50 diferentes locais
Corte de bandagens
Dobra de bandagens
Separação de kits de luvas
Produção de enxovais para bebês em tricô e crochê
Produção de peças de artesanato para venda em bazares
Reuniões semanais dos grupos, com cânticos, lanche e momento devocional
2) Atividades desenvolvidas pelos voluntários dentro do hospital
Manifestações artísticas para alegrar os pacientes
Mimos e carinho para pacientes em datas festivas
Enxovais feitos a mão entregues na Maternidade
Festividades e entrega de mimos na Pediatria e demais alas do Hospital
3) Atividades Educacionais criadas pelo Serviço de Voluntariado
Creches para os filhos dos Funcionários
Creches para os filhos dos Funcionários
Pedagogia Hospitalar - aulas e provas reconhecidas pela Secretaria de Educação
4) Festividades promovidas pelo Voluntariado
Chá de Inverno, com presença de voluntários, doadores e comunidade
Chá White Christmas, com presença de voluntários, doadores e comunidade
Desfile de Modas, protagonizado pelas voluntárias
Bazar para venda de artesanato produzido pelos grupos
A Comunicação
A partir de 1991, algumas campanhas avulsas foram lançadas pelo Voluntariado, sem um plano formal de comunicação. Eu trabalhei como voluntária em duas delas: a campanha de arrecadação financeira voltada ao Pronto Socorro, criada e lançada em 1991 e a campanha para troca do piso térreo, criada e lançada em 1993.
Na sequência, o hospital passou por inúmeras modificações estruturais e gerenciais, sem enquanto o Serviço de Voluntariado crescia passo a passo, tornando-se uma referência na comunidade, porém, sem jamais ter contado com um trabalho ordenado de comunicação.
2006 - Desafio da Comunicação
Em 2006, para divulgar todo esse trabalho, cuja credibilidade é diretamente proporcional ao aumento de doações, aceitei o desafio proposto pelo Presidente da Sociedade Evangélica Beneficente (SEB), Dr André Zacharow, e demos início a um plano de comunicação, com objetivo de divulgar as ações do Voluntariado e obter mais doações da comunidade paranaense.
O Desafio :
Sem qualquer verba, divulgar todo este trabalho, em busca de novas doações
Num grande esforço de comunicação, integramos jornalismo, publicidade e relações públicas, utilizando meios de comunicação de massa, eventos dirigidos e o dia a dia com os grupos, focados nos objetivos propostos.
Fixamos as diretrizes em 4 passos básicos:
- O primeiro passo foi unificar a linguagem utilizada pela comunicação. Seguimos uma linha documental, com farto uso de depoimentos e imagens reais dos voluntários em ação, mostrando sua importância para a melhoria dos serviços aos pacientes.
- A paleta de cores teve como base o amarelo e o ouro. Amarelo para associar a cor externa do prédio do hospital e ouro para representar o imenso valor do serviço voluntário.
- A letra "E", marca do Evangélico, passou a ser explorada nas chamadas de texto, para fixar a imagem do hospital e facilitar a identificação das campanhas, pois outros hospitais também tinham suas campanhas de arrecadação "competindo" no mercado.
- O espaço semanal de meia hora na TV Bandeirantes utilizado há anos pela SEB trocou o nome para Evangélico TV e, dos 30 minutos de programação, pelo menos 7 minutos seriam reservados para a divulgação das ações do voluntariado.
Lembrando que, naquela época, o uso de internet ainda era restrito ao ambiente de trabalho ou ao universo jovem, bem distante do grupo de voluntários, em sua esmagadora maioria, mulheres, com mais de 50 anos.
Depois de muitas idas e vindas e centenas de esbarrões, dividimos as estratégias de comunicação em 2 grandes grupos:
- Campanha Institucional - para valorizar o voluntário e aumentar a credibilidade do serviço junto à comunidade
- Campanha de Arrecadação - para buscar recursos com objetivos bem específicos
Campanha Institucional
Tema: 20 Anos do Serviço de Voluntariado
Objetivo: Enaltecer o trabalho dos voluntários em prol dos pacientes
Peças: Cartão individualizado, diploma, anúncios em revistas dirigidas e internet, documentário para TV e DVD, reportagens para TV, eventos nas igrejas
Evento Final: Celebração com a presença de todas as voluntárias
Anúncios - revistas e sites
Folder - resumo das atividades
Culto de ação de graças pelos 20 anos do Voluntariado
Evento Comemorativos aos 20 Anos do Voluntariado do Evangélico
Diploma comemorativo, entregue a todas as voluntárias
Programa Evangélico TV - exibido aos sábados das 08h30 às 09h00 na Band
Programa Evangélico TV
A partir de 2005 o Hospital iniciou um trabalho ordenado de comunicação, tanto para seu público interno, como para o a comunidade.
Tive o prazer de trabalhar em parceria com a jornalista Nana Martins, que fazia um excelente trabalho de assessoria de imprensa para o hospital e coordenei, durante alguns anos, uma pequena equipe de arte finalistas, cinegrafistas, editores e fotógrafos para registrar os acontecimentos do voluntariado, do hospital (Bigorrilho e Bairro Novo), das creches (Bigorrilho e Bairro Novo) e da Faculdade Evangélica.
Neste período, além de criar (planejamento, redação e layout) de todas as campanhas para o voluntariado e as campanhas internas do hospital, acabei assumindo a redação e coordenação geral do Programa Evangélico TV. Foi um acaso: a pessoa responsável por esta tarefa foi afastada da equipe pela presidência e, o trabalho que deveria ser provisório por algumas semanas, acabou durando cerca de 3 anos.
Nessa mesma época, a SEB foi convidada a apresentar o projeto de um programa de TV para ocupar 1 hora semanal na TV Educativa do Estado do Paraná. Eu fui designada para criar este projeto e, para minha surpresa, foi 100% aprovado pelo governo do Estado e, mais uma vez, "ganhei" a coordenação deste trabalho.
Resultado: semanalmente eu era responsável por colocar no ar uma hora e meia - 90 minutos de programação na TV aberta em rede estadual. Com uma equipe minúscula. Era uma sobrecarga de trabalho que, até hoje, eu não sei como conseguimos ... e o mais bizarro: sem ganhar um centavo a mais ... coisa de voluntária mesmo.
Takes do programa ETV, bloco Voluntariado,
protagonizado pela coordenadora
Agradecimentos de doações e
relatório das ações do Voluntariado
Reportagens exibidas semanalmente na BAND
durante o Programa Evangélico TV
Assessoria de Imprensa
O trabalho desenvolvido pelo Voluntariado, mesmo sendo de grande importância na comunidade, nem sempre tinha espaço na mídia, que preferia mostrar somente os problemas do hospital.
A partir de 2005, com a contratação de uma ótima jornalista (Nana Martins) e a criação de uma assessoria de imprensa, as boas notícias do Evangélico passaram a conquistar mais espaço no jornalismo local, o que trazia cada vez mais visibilidade ao trabalho do Voluntariado e abria portas para mais doações.
Equipe registrando cada passo para prestar contas
semanalmente à população, pela TV
Depoimentos agradecidos de pacientes
Reportagens veiculadas em jornais locais: Globo, SBT, RIC
Campanha Institucional - Parceria I
Tema: Parceria com Empresas
Objetivo: Atender necessidades de pacientes com câncer, internados ou em tratamento
Peças: Selo, Placa, Anúncio para revistas e internet, Reportagem para TV
Dia de Beleza para pacientes com câncer
O voluntariado recolheu perucas e o Salão Golden Hair adaptou-as para pacientes do hospital em tratamento de câncer. Em uma tarde memorável, as pacientes receberam os mimos do salão, com manicure, massagem, maquiagem, peruca e muito carinho.
Campanha Institucional - Parceria II
Parceria Voluntariado & D'Vicz - evento para mais de 500 pessoas
Após definir o plano de comunicação, as funções da equipe, criar um sistema de trabalho e colocar no ar as campanhas institucionais, tive o prazer de dar início às campanhas de arrecadação.
Planejei detalhe por detalhe de cada uma delas, por isso pude celebrar com toda a equipe os resultados positivos que essas campanhas, lançadas pelo Voluntariado para melhoria dos serviços prestados pelo hospital aos pacientes, obtiveram junto à comunidade.
Num hospital com 90% do atendimento via SUS, falta tudo, mas nunca faltou a boa vontade de toda a equipe dos mais de 3.000 colaboradores, nem a solidariedade da comunidade, que sempre colaborou.
A seguir, algumas das campanhas.
Campanha de Arrecadação I
Tema: "Vaquinha" - 1ª etapa
Objetivo: compra de 30 novos leitos (entre os 90 necessários) para mobiliar os 3 andares da nova Unidade de Alta Complexidade do Hospital Evangélico
Objetivo: compra de 30 novos leitos (entre os 90 necessários) para mobiliar os 3 andares da nova Unidade de Alta Complexidade do Hospital Evangélico
Peças: Flyers para distribuição em eventos, igrejas e grupos de voluntariado, anúncio para revistas e internet, reportagem para TV, faixas para postos de arrecadação
Marca da Campanha
Banner para Eventos / Flyer
Faixa para Postos de Arrecadação / Chamada internet
Folder com informações
Espaço pronto, aguardando pelas novas camas
Este espaço de alta complexidade foi construído no local onde funcionava a faculdade Evangélica de Medicina, com recursos de emenda parlamentar, obtidos pelo Deputado Federal André Zacharow.
No dia de seu aniversário, um grande jantar foi oferecido, lotando as dependências do Restaurante Madalosso, e, na hora dos discursos o então governador do estado, Roberto Requião, "roubou a cena", pegou o microfone e prometeu a doação das camas ...
Depois de meses esperando, sem cama alguma, só restou ao hospital criar a campanha da vaquinha, pois a doação prometida jamais aconteceu.
Campanha de Arrecadação II
Tema: Cartões de Natal
Objetivo: Venda de cartões com renda inteiramente revertida para auxiliar na implantação do banco de pele visando o atendimento a pacientes queimados do Hospital Evangélico
Peças: Cartões, produzidos a partir de quadros pintados e doados por artistas plásticos do Solar do Rosário, embalagem para venda no varejo, flyers, anúncio para revistas e internet
Comissão julgadora que selecionou as obras
Cartões de Natal produzidos a partir de obras de arte
Venda em eventos da comunidade
Tema: Livro de Receitas - 2008 / 2009
Objetivo: Venda de livros de receitas com renda inteiramente revertida para auxiliar na implantação do banco de pele visando o atendimento a pacientes queimados do Hospital Evangélico
Volume 1 - 7.000 exemplares Volume 2 - 10.000 exemplares
Os eventos do Voluntariado, assim como as reuniões semanais de grupos sempre foram coroados com deliciosos lanches, preparados pelas mãos habilidosas das voluntárias e sua generosidade foi além, entregando-nos as receitas dos pratos mais gostosos.
Depois de 9 meses recebendo receitas (algumas quase centenárias, como demonstram as fotos) o grupo formado por Eunice Zacharow, Priscila Gonzalez, Lidia Legat e Sonia Barbosa leu, discutiu, testou, reescreveu e produziu o Livro "Deliciosas Receitas do Voluntariado - Volume 1" .
Foram lidas perto de 5.000 receitas para se chegar aos 365 pratos, um para cada dia do ano, divididos nas categorias: entradas, saladas, carnes, peixes, acompanhamentos, sobremesas, lanches, bolos e tortas.
Artista plástico Eloir, do Solar do Rosário, nos presenteou com ilustrações a traço de um cozinheiro, muito bem humoradas. A voluntária Dona Berta nos presenteou com as maravilhosas fotos de pratos. Cerca de 200 voluntárias nos enviaram receitas.
Durante 9 meses, eu trabalhei focada no design do livro, na classificação e redação das receitas (depois de corrigidas e testadas pela equipe), nos contatos para o lançamento e comercialização, na montagem dos projetos para pedido de patrocínio, nas reuniões com os médicos responsáveis pela implantação do banco de pele para poder "traduzir" e comunicar à comunidade como iria funcionar, na confecção dos aventais e de todo o material de divulgação, na parceria com a assessoria de imprensa do hospital para conseguir um grande impacto, na supervisão da arte final e do trabalho gráfico. Valeu a pena: os 7 mil exemplares foram vendidos em menos de 60 dias.
Verdadeiras relíquias nos foram confiadas para a produção deste livro,
que tem receitas fáceis de fazer e deliciosas de comer
Páginas internas: receitas, versículos, piadinhas sobre comida,
além da apresentação dos serviços prestados pelo Hospital Evangélico
O lançamento contou com amplo trabalho de assessoria de imprensa e o livro foi divulgado em todos os veículos de comunicação de Curitiba, entre TV, rádio e jornais.
O lançamento do Volume 1 aconteceu em 2 etapas: um grande evento na mega loja das Livrarias Curitiba, localizada no Shopping Curitiba, com a presença de centenas de pessoas e noite de autógrafos. Na mesma semana foi realizada uma aula show, com o coordenador do Curso de Gastronomia do Centro Europeu.
As vendas foram rápidas e, além das Livrarias Curitiba, o livro podia ser adquirido na rede de supermercados Festval, Padarias St Germain, nas reuniões dos grupos de voluntariados, nos eventos das igrejas e pela internet. Em menos de 60 dias as 7.000 unidades disponíveis já haviam sido vendidas.
Desafio para implantação do Banco de Pele: 500 mil reais
Resultado Líquido das Vendas do Volume I: 125 mil reais (25%)
Volume I - Lançamento nas Livrarias Curitiba com noite de autógrafos
Aula Show no Centro Europeu, com o coordenador do curso de gastronomia
preparando dois dos pratos do livro e dando várias dicas
Flyer
Com o sucesso do Volume I do livro "Deliciosas Receitas do Voluntariado, a comunidade pediu mais. Por isso, no ano seguinte, lançamos o Volume 2, composto de 500 novas receitas, entre pratos tradicionais, light, diet e internacionais.
O Curso de Nutrição, da Faculdade Evangélica nos auxiliou com as receitas light e diet.
Por causa da escolha de Curitiba, como uma das cidades sede da Copa do Mundo de Futebol 2014, foram inseridas receitas dos países da copa e de alguns outros, formadores da nossa população paranaense.
Devido a atrasos por parte da coordenação, o livro, que deveria ter sido lançado em setembro (como o anterior), só conseguiu ficar pronto em dezembro, o que refletiu negativamente no resultado das vendas. Como diz o ditado: depois do concorrente, quem mais atrapalha é o cliente... e eu confesso que escolho os meus clientes a dedo... são todos iguais.
Flyer & Banner - Físico e Internet
Volume II - Lançamento na Livraria Saraiva
Peça de motivação para Voluntários
Campanha de Arrecadação IV
Tema: Aqueça um Leito
Objetivo: Arrecadação de cobertores junto a empresas e pessoas físicas para enfrentamento do inverno
Peças: Banner para internet, ofícios/projetos, reportagens na TV
Peças: Banner para internet, ofícios/projetos, reportagens na TV
do IPCC, Provopar, Clubes de Serviço e Comunidade
Campanha de Arrecadação V
Tema: "Ajude Sempre - você nunca sabe quando vai precisar"
Objetivo: Arrecadação financeira para o Pronto Socorro - 1988
Peças: Filme para TV - Veiculação gratuita nas redes abertas
Em 1988 a SEB mudou de direção e uma das primeiras ações da nova gestão foi a busca de recursos para a melhoria do Pronto Socorro. Naquela época, eu fui convidada a criar esta campanha de arrecadação como voluntária. A produção, também voluntária, foi do Sir Laboratório e todas as pessoas que aparecem no vídeo foram pacientes do hospital que fizeram questão de colaborar. A veiculação foi gratuita em todas as redes de TV.
Todos unidos pelo bem do Pronto Socorro, um dos poucos de Curitiba,menos o governo, que não abriu mão de receber os impostos sobre os valores doados por telefone ...
Filme para TV buscando receber doações financeiras da comunidade para melhoria dos serviços do pronto socorro do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba.
Campanha de Arrecadação VI
Tema: Campanha do Piso - 2006
Objetivo: Receber doações financeiras para troca do piso térreo do hospital.
Peças: Filme para TV, anúncio para revistas/internet, flyer
O piso térreo do hospital, que era em paviflex, estava totalmente desgastado, devido ao alto tráfego de macas e cadeiras de rodas. Era preciso trocar por algo mais resistente e optou-se pelo granito.
Para receber doações financeiras da comunidade visando a troca do piso, optamos por dividir a obra em metros e calculamos o custo de um quadradinho correspondente a 1m2 para facilitar as doações.
Na época, ainda como voluntária, criei esta campanha (ainda em seguir as cores do voluntariado), optando por um grafismo em quadrados, representando os quadradinhos a serem doados.
Em 6 meses, todo o montante para a troca do piso foi arrecadado e efetuou-se a troca de paviflex por granito.
De metro em metro foi possível arrecadar todo o montante em 6 meses
Campanha de Arrecadação VII
Tema: "Eu sou do Bem" - 2007
Objetivo: Criar e comercializar produtos com a marca "do BEM", usando a letra "E" com o grafismo da marca Evangélico visando aumento de receita para custeio do hospital
Peças: Produtos "do Bem", como cartão de crédito, camisetas, bolsas, agendas,etc com divulgação através de anúncios em revistas, TV e eventos.
Piloto da campanha, criada em 2007
Em 2007 fui convidada a abrir e coordenar um call center no hospital, que funcionaria em busca de arrecadação financeira. Visitei vários call centers em funcionamento e percebi que todos apenas pediam dinheiro, mas não ofereciam nada em troca. Então decidi criar a marca de "Produtos do Bem", utilizando o grafismo da marca Evangélico para ter o que oferecer em troca das doações e também para ampliar a possibilidade de arrecadação, com a venda no comércio ou pela internet.
O projeto foi apresentado como fonte paralela de captação de recursos e a campanha foi aprovada, mas ficou no freezer. Cansei de esperar e foquei no livro de receitas, que era um sonho antigo da coordenadora. O call center morreu na casca e esta campanha, como muitas que eu criei, até hoje ainda não foi utilizada.
Aproveitei a sacada do uso da Letra "E", incorporei o amarelo como cor de todas as próximas campanhas e assim seguimos durante 5 longos anos de trabalho.
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